segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Imagens de Pinturas Rupestres em MG

Grafismos coloridos são da Lapa dos Desenhos, no vale do Peruaçu, em Minas Gerais (Foto: Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG)






 



 Pegue - no sentido metafórico, please - essa peça, coloque-a numa sala de Bienal, sem identificação. Teremos críticos e pseudo-criticos aclamando essa peça como arte contemporânea.


 É impressionante a qualidade e refinamento gráfico dessas pinturas e gravuras pré-históricas.

Os "Pitecos" Mineiros, criadores dos painéis rupestres dominavam o uso de vários tipos de tinta, de origem mineral, vegetal e animal (em alguns casos, ossos moídos eram incorporados ao pigmento),


Os "Pitecos" mineiros muito me surpreenderam, pois não viviam só a fugir da Tuga, quem diria, passavam seus dias a desenhar e gravar em pedras seus rituais, animais, quem sabe, era um "blog das cavernas"?


O fato é que realizaram um excelente trabalho.

Assim como seus "patrícios" Catarinenses que tinham um vasto grupo de grafismos e padrões que marcavam e decoravam suas cavernas, os mineiros do paleolítico (até parece nome de banda de pagode), também chegaram a uma geometrização das formas.


Sem "bairrismos" (até porque o Brasil não é um bairro..tá, tá você vai dizer: é sim, da "aldeia global"...mas aldeia não tem bairro! Ganhei! Pronto, continuando...) acho mesmo que "nossas" pinturas rupestres não fazem feio frente às mais famosas, como a Lascaux...é que só nós temos o Piteco.




 Figuras humanas, uma das quais parece grávida (à dir.), estão na Lapa do Balé, região de Belo Horizonte (Foto: Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG


*“Do francês rupestre, o termo designa gravação, traçado e pintura sobre suporte rochoso, qualquer que seja a técnica empregada. Considerada a expressão artística mais antiga da humanidade, a arte rupestre é realizada em cavernas, grutas ou ao ar livre.”




Arte Rupestre na Caverna Lascaux 17000 a 15000 anos de idade. Perto de Montignac, França.


Fontes: http://www.itaucultural.org.br/aplicExternas/enciclopedia_IC/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=5354

Nenhum comentário:

Postar um comentário